FILOSOFAR É PRECISO...

Este Blog tem como finalidade proporcionar atividades onde os educandos desenvolvam o pensamento critico, inovador, pesquisador e sobre tudo que tenham um olhar crítico

Minha foto
Nome:
Local: Rua: Perdro Faustino Nunes / Capivari do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil

28.8.08

O poder da Tecnologia

Existem pontos negativos e pontos positivos em relação aos meios de comunicação, muitos nos influenciam a fazer coisas ruins, mais também pode nos influenciar em coisas boas.
Um ponto negativo dos meios de comunicação, é que muitas vezes falamos ao celular o que deveríamos falar pessoalmente, olhando nos olhos. E um ponto positivo, é nos casos de urgência, que conseguimos nos comunicar muito mais rápido.
Quando temos tempo vago não usamos com a família, mas sim jogamos fora assistindo a televisão. Assim acabamos com o diálogo com a família, e deixamos de sair de casa e de nos divertir por causa desses meios de comunicação.
A televisão, assim como o rádio, trazem informação para dentro de nossa casa.
Com os meios de comunicação podemos nos comunicar com pessoas do mundo inteiro, podemos obter conhecimento e nos conscientizar dos problemas que estão a nossa volta e no mundo.
O mundo em si nos influencia em darmos atenção a meios que não nos trazem a felicidade. Portanto utilizamos a tecnologia diariamente no trabalho, na escola e nos comunicamos com os amigos pelo celular, por e-mail e até mesmo pelo rádio, quando queremos mandar algum recado para alguém especial ou recados urgentes.
Alguns meios de comunicação se tornam um vício, a pessoa não consegue viver sem a tecnologia, a pessoa vive na frente da televisão ou do computador, ou jogando vídeo game, há pessoas que vivem com o celular na mão, ou vivem escutando rádio, sem dar importância às pequenas coisas da vida, que são valiosas, e que devem ser mais valorizadas.
A imagem que a televisão nos passa acaba nos envolvendo, às vezes parece que estamos juntamente com os atores vivendo aquela situação do filme ou da novela, e assim fugindo da realidade do dia-a-dia.
A tecnologia já está virando membro da família, mas não devemos esquecer que o meio de comunicação nunca irá substituir a companhia de alguém, os conselhos de um amigo, a comunicação com a família e a alegria de estar entre as pessoas que amamos.
Enfim, os meios de comunicação são essenciais para vida, mas não podemos viver em função da tecnologia.


Carine Boppsin
Chaiane Gomes
Cíntia Quintanilha
1º Ano 112
Disciplina de Filosofia

O USO DE DROGAS

O uso de drogas, um problema que afetas a todos: Existem famílias que estão passando por muitas dificuldades por causa das drogas, pessoas que entraram nesse vicio “dando uns péguinhas”, e agora não conseguem mais se livrar desse vicio.
Com isso quem sai prejudicado não é somente o usuário, mas sim também quem convive com ele: a família. A pessoa geralmente entra nesse mundo por impulso e por pilhas de amigos, com isso os “AMIGOS”, que pelo menos dizem que são amigos, falam para você experimentar droga dizendo que é super bom que deixa você mais forte, ligadão e que você vai pegar todas as gurias (Fica tudo fácil).
Nesse momento em que a gente vê quem é amigo mesmo, porque depois que entra nessa somente quem pode ajudar de verdade é a família, mostrando o caminho certo ao jovem. Para a pessoa não entrar nessa onda as pessoas do convívio deve mostrar desde cedo as conseqüências que a droga pode causar ao ser humano e a sociedade.
Não adianta prender os adolescentes em casa, pensando que depois de adulto eles não usam isso, porque, o que eles deveriam de aprender quando na adolescência não aprenderam depois de adulto vão aprendendo com mais curiosidade, levando até mesmo ao uso.
Desde pequeno o jovem deve saber do perigo das drogas e o ideal é que eles fiquem sabendo da boca de seus pais o perigo das drogas. O ambiente também influencia muito, deve se evitar as más companhias e faça com que o ambiente familiar seja mais atrativo, fazendo com que todos se sintam bem em sua casa.
Outros tipos de drogas que são liberadas por leis são, as bebidas alcoólicas, cigarros e remédios tarjas pretas, esses tipos de drogas os maiores influentes são seus próprios pais que, fumam e bebem na frente de seus filhos com isso eles querem experimentar outras coisas levando isso ao grande forte consumo de drogas. Chegando até mesmo a não controlar mais seus filhos.
Os pais necessitam acompanhar melhor o comportamento dos filhos dando aos poucos liberdade, para que os mesmos sejam responsáveis e conseqüentemente, tendo mais autonomia significa maior capacidade de decisão, incentivo a responsabilidade de cada um.
Respeite os valores e os sentimentos evitando criticas freqüentemente.

Paulo Henrique e Felipe Piveta

Alunos do 1º Ano 112

Disciplina de Filosofia

26.8.08

DIGA NÃO AS DROGAS

O uso de drogas hoje é um problema muito grande para as pessoas que são dependentes dela.

Estamos diante de uma situação muito complexa e difícil em que não existem verdade total nenhuma certeza absoluta .È preciso fazer uma denúncia combater esse tráfico de drogas, não confundindo um viciado doente que necessita de tratamento com um criminoso praticante que precisa de repressão condenação e cadeia.

Existe dois tipos de drogas: As lícitas e as ilícitas , as lícitas são as que são liberadas apenas para maiores de 18 anos e mesmo assim não e muito recomendado o uso ou seja “o experimento” do primeiro uso pode acabar com a vida do individuo para sempre. As ilicitas não são liberadas para nenhum tipo de idade e também pode ser considerada como um atrapalho na vida da pessoa.

Os tipos de drogas; COCAINA: Os primeiros efeitos são a elevação do alto estima e poder , seguidos de cansaço , insônia e perda de apetite.

Por ser uma droga estimulante do sistema nervoso central , a cocaína causa perda de tecido cerebral e dano a inteligência. Também gera tolerância ou seja , para sentir os efeitos novamente é preciso usar doses maiores.

MACONHA:Os efeitos são relativos em alguns usuários , provoca euforia . Já em alguns causa angustia. muito no geral a maconha pode leva as pessoas a perder a noção de tempo e espaço. E ela causa depressão nos jovens e eles se tornam adultos muito imaturos não vida.

ECSTASY: causa euforia e a pessoa perde a inabilidade e depois causa ânsia de vômito. O corpo se acostuma e è necessário aumentar casa vez mais as doses para poder sentir os efeitos.

CRAQUI: O craque gera aceleração dos batimentos cardíacos , aumento da pressão arterial , depressão , ansiedade , agressividade , dilatações das pupilas.

CIGARRO: O cigarro é uma droga que as pessoas se viciam depois do primeiro pega e depois não conseguem se livrar mais. O cigarro afeta os pulmões e todo o sistema respiratório , tanto do usuário quanto quem esta em sua volta.

As pessoas começam a usar as drogas em lugares que outras pessoas não imaginam. Festa de aniversário, bares , e até em casa de amigos.

Temos que mudar muito o jeito de lidar com as drogas porque cada vez mais ela vai fazer parte do dia-dia das pessoas e estragar suas vidas para sempre. E por isso devemos denunciar o tráfico de drogas que esta acontecendo em nosso redor e ajudar nem tanto aos nossos parentes mas sim a comunidade em que vivemos porque nunca se sabe se um dia agente também não vai precisar da ajuda de alguém também.

As clinicas de ajuda para as pessoas que estão no mal caminho é um presente que agente ganhou. Se não o que seria da gente sem poder ser socorrido por uma pessoa que quer nos ajudar a melhorar na vida?

Felipe Araújo e Andersom Gross

1º Ano 112

Disciplina de Filosofia

Capivari, 14 de julho de 2008











































Drogas o mal do século...

As drogas são um assunto muito polêmico que está presente no nosso dia-a-dia, elas circulam por todos os lugares mesmo sendo proibidas, o uso é constante em quase todas as idades.

Existem vários tipos delas como: ecstasy, maconha, crack, LSD, cocaína, heroína, cola de sapateiro e muitas outras...

A maioria delas é sintética ou seja criadas em laboratório, e outras podem ser encontradas na natureza, mas todas causam um mal terrível para a saúde, algumas delas podem causar morte súbita na primeira dose, mas não podemos esquecer de outras drogas que são lícitas, podem ser encontradas em qualquer lugar e servem de porta para as drogas mais fortes (ecstasy, maconha, crack, LSD, cocaína, heroína, cola de sapateiro), elas são o álcool e o tabaco são elas as mais consumidas no mundo e qualquer uma das duas causa vício podendo levar a dependência química.

Além dos danos físicos elas também destroem famílias fazendo todos sofrerem.

Entrar no mundo delas é muito fácil, sair é muito mais complicado, o processo é lento e pode durar meses até anos mais com a ajuda dos familiares e das clínicas de tratamento o usuário pode livrar-se delas.

A maconha era usada na China na antiguidade como ervas medicinais mais o uso era moderado e ela não prejudicava o doente.

A cocaína foi descoberta na antiga Roma quando ela era consumida seus usuários pensavam que era a presença dos “deuses” quando na verdade eram apenas alucinações.

Nos anos 60 o uso era liberal e frenético já que a maconha era legal, na era Rip isso acontecia a todo momento principalmente nos EUA onde os maiores astros do rock faziam os seus shows completamente dopados e o público para não ficar de fora se dopava também, aquela foi a era das drogas, mais logo veio a proibição delas.

Mas nos “tempos atuais” elas influenciam a violência, roubos, assaltos, mortes, brigas, prisões e etc..

E outra coisa é que antigamente o uso era normal e hoje esse uso alimenta os traficantes que ganham até milhões nas custas dos usuários gerando um grande capital de giro, a maioria dos traficantes não consumem o seu produto sabendo dos males que elas fazem a saúde.

A maioria dos consumidores são de classe-média mas mesmo assim o uso é exorbitante independente de classes sociais.

Então aqui que foi retratado nesse texto mostrando os males que elas causam nunca experimente isso você irá se viciar se afundar em vários problemas e crises e vai destruir a vida de quem você ama e quem ama você, pense duas vezes ou mais antes de aceitar essas destruidoras de vidas.


Ramão Dutra Marques

Leonardo Rocha da Silva

Igor Borges da Silva

1º Ano 111

Disciplina de Filosofia

23.8.08

Educar é Partilhar...


A prática educativa baseada numa perspectiva libertadora e incentivadora de grupalidade pode ser uma ferramenta importante para quebrarmos uma atitude individualista. Uma prática que funcione tem que, em primeiro lugar, deixar de enxergar o aluno como um cliente/consumidor. Temos que desativar a idéia de casar educação com negócio; a palavra educação vem sendo destruída desde o momento em que as escolas são vistas como lugares que geram lucros. Nesse contexto, como promover uma educação que não prime pelo individualismo? Portanto, para colocar em funcionamento um projeto compartilhado e democrático, a escola precisa sair dessa trincheira capital. O discurso precisa ser coerente com a prática, senão a idéia de cooperação fica só na proposta da aula e não faz passagem para os corpos dos alunos e dos professores. É claro que, em muitos casos, nos tornamos desanimados a enfrentar ou liderar mudanças, até mesmo porque sozinho não se transforma nada. Ter uma equipe é fundamental para manter a força e a coerência de um projeto inovador e que recupere modos mais humanitários de convivência. Por exemplo, os instrumentos de avaliação, se bem utilizados, não precisam produzir competição nem exclusão. Lembro do Pierre Lévy quando nos diz que ninguém sabe tudo; todo mundo sabe alguma coisa e o conhecimento é da humanidade. Conhecer é sempre amplidão... Transmitir e compartilhar é passar ao outro a satisfação dessa experiência que é ganhar olhos novos.
Débora de Moraes Coelho,
Psicóloga da Clínica Intersecção: Consultoria Psicológica, Porto Alegre

22.8.08

DROGAS...

A uma superprodução de drogas. Essa produção aumenta 200% ao ano. A comercialização da droga causa desequilíbrio na política econômica, já que atividades ilícitas provocam a '' lavagem'' do dinheiro, o enriquecimento de uns e o mistério de outros.
Isso só prejudica o nosso país, pois a política esta presente nesses grandes fatos que tem que ser tratado com seriedade por que tem tanta gente sofrendo com esses problemas corruptos.
Nas favelas o consumo de drogas é muito freqüente no dia a dia dos moradores. No Capivari do Sul tem como as drogas mais consumidas:
COCAÍNA: Os principais efeitos são a elevação de alto-estima e poder, seguidos de cansaço, insônia e perda de apetite;
MACONHA: Os efeito são relativos. Em alguns usuários provoca euforia, já em outros provocam angústia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noção do tempo e espaço.
CRAQUI: O crack gera aceleração dos batimentos cardíacos , aumento de pressão arterial , depressão , ansiedade , agressividade , dilatação das pupilas , suor intenso , tremores , excitação e euforia.
Estamos diante de uma situação complexa , difícil , ¨Em que não existe verdade total , nenhuma certeza absoluta , nenhuma receita de cozinha¨.
É preciso denunciar e combater o narcotráfico , não confundindo um viciado doente , que necessita de tratamento , com um criminoso praticante que precisa de repressão, condenação e cadeia.
Sem dúvida este desafio não diz respeito apenas a especialistas ou a pessoas vitimas de dependência.
Especialista que já estudaram esta situação indicam: Curiosidade , ausência de valores, busca a felicidade artificial necessidade de tranquilizantes para enfrentar as tensões e problemas, vida estressante , desequilíbrio afetivos , incompreensões , pressão de grupos sociais e rejeições.
Os danos que as drogas fazem no seu organismo , o seu cérebro um dos órgãos mais importantes do nosso corpo sendo afetado pela droga e a cada dia fica mais fraco e menos inteligente.
Alessandro Lodi

Fábio da Rosa
Higor Gomes

Turma:1º 111
Disciplina de Filosofia

21.8.08

Drogas um problema global

Hoje em dia grande parte dos jovens brasileiros são influenciados por dependentes químicos, são levados para um mal caminho que são as drogas, tanto ilícitas quanto licitas como por exemplo:

  • licitas são as que são liberadas para maiores de dezoito anos, mesmo assim não é recomendado o uso excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco que são liberado pela lei, e assim eles usam e oferecem para menores de dezoito anos.

  • As ilícitas são as que andam diariamente pelas rua, favelas, vilas, grandes centros e mesmo assim, sendo proibidas para uso e comercialização.

Nessa hora a família tem que ser os principais a darem ajuda a resolverem, esse problema que vem afetando grande parte da população e devemos apoiar e dar bons exemplos aos filhos para que sigam um bom caminho, contudo não é só os filhos que estão no caminho das drogas, entretanto até os próprios familiares e pais muitas vezes estão também muito envolvidos.

Mas não é só isso que influencia para o prazer pelas drogas porém

verem seus amigos fumarem também, e com o auto crescimento das drogas cada vez mais cedo até adolescentes onze, doze, treze e de catorze anos já estão no mundo cruel e praticamente sem volta. É preciso mudar este quadro e sozinhos não chegaremos lá é preciso querer e buscar formas de se livra do vício.

O craque: mesmo no primeiro uso, existe risco de morte súbita. Os primeiros efeitos são a elevação do alto-estima e poder, seguidos de cansaço, insônia e perda de apetite. Com o uso prolongado, causa perda do tecido cerebral, danos à inteligência, ulceração da mucosa do nariz, convulsões e parada cardíaca.

O craque deriva da planta de coco e é feita da sobra dos resíduos do refinamento da cocaína. O consumo é maior que o da cocaína por ser mais barata e seus efeitos duram menos. O craque gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, depressão, ansiedade, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação e euforia. Por sua terrível ação no cérebro e no coração, a médio prazo, a morte se torna inevitável. A dependência é rápida e os danos cerebrais, irreversíveis.

A maconha tem como efeito principal efeito a euforia, já em outros provoca angustia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noção do tempo e espaço, o uso continuo proporciona essas consequências distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e até síndrome do pânico. Um jovem adolescente se torna apático e pode se tornar um adulto imaturo.

Estatística apontam que cerca de 1,1% faz o uso constante da maconha sendo que 7,6% já experimentou maconha.

Outra droga preocupante é o êxtase principais efeitos são euforia imediatamente e perda de inibições. Depois o corpo sofre queda de pressão e ânsia de vomito terríveis dores de cabeça.

Para nós drogas é algo que nos tira de nós mesmos que só ajuda no afastamento de nossos amigos, parentes e de quem quer o nosso bem, além de proporcionar terrível mal estar que prejudica a nossa saúde e nosso dia-a-dia.

Nome: Alex Michels e Cristian Matos

1º Ano 112

Disciplina de Filosofia