Filosofia na Escola
http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/criancas.html
Nem a natureza nem a sociedade pode nos oferecer certeza sobre o bom e o mau, o certo ou o errado. O valor de nossas ações e seu mais profundo significado são sempre incertos.
Ser humano é agir face a tal incerteza. Os homens e as mulheres, segundo o existencialismo, agem sem autenticidade quando se comportam meramente como joguetes da sociedade, ou simplesmente aceitam os ditames da igreja ou de qualquer outra instituição. Fazer isso é fugir à responsabilidade. (SARTRE)
Ao lado de nossa certeza sobre a importância da Filosofia, será que já nos perguntamos o que é ensinar filosofia? É bem provável que ao tentar responder a essa pergunta, nos deparemos com outras questões igualmente relevantes e aparentemente insuperáveis: Como ensinar? Para quem ensinar? O que ensinar? Quem deve ensinar? E, de repente, estaremos diante de um redemoinho de interrogações sobre: a formação do professor (quem deve endinar), o perfil do aluno (para quem se ensina), a elaboração do projeto de ensino (como ensinar), a reflexão sobre o que é relevante para a formação dos educandos (o que ensinar). Bem, o filósofo Descartes afirmou que a dúvida é o primeiro passo para nos certificarmos do rigor de uma investigação “filosófica”.. Como se vê, estamos no caminho certo!
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